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sexta-feira, 10 de setembro de 2010

A comunicação e a educação são fenômenos socioculturais necessários que participam do funcionamento de qualquer sociedade. Historicamente estes campos de conhecimento travam um diálogo, seja na função social de informar, seja na tarefa de formar consciências, seja atuando em conjunto, de forma explicita, seja individualmente na consecução de ideais impostos no meio social de que fazem parte. Por meio destes campos são socializados os valores, normas e regras a serem seguidas pelos homens e mulheres de um dado contexto sócio, econômico, histórico e cultural.

Para serem melhor compreendidos, estes setores sociais devem ser considerados tendo em vista os recursos disponíveis a cada comunidade e época, e assim devem ser estudados guardando as especificidades de cada conjuntura histórica. Embora sejam objetos diferentes, os objetivos destes dois campos podem ser complementares e ambos sofrem reestruturações com as modificações que ocorrem no seio da sociedade, decorrentes de avanços nos meios tecnológicos e nas estruturas políticas, econômicas e culturais. Assim, estes dois setores apresentam um processo de reconstituição permanente, que implicam em revisão de prática e de teorias.

Consideradas como instituições sociais a educação e comunicação, nas sociedades moderna e pós moderna, carregam consigo a responsabilidade de formar as mentes dos sujeitos. A primeira de forma sistematizada, através dos sistemas de ensino e a segunda de maneira não formal, atuando nos intervalos entre as ocupações dos sujeitos e muitas vezes através de mensagens subliminar. São por isso, estes dois campos as instância de propagação dos símbolos e simbolismos que caracterizam uma dada sociedade, reforçando portanto, as construções discursivas dos homens e mulheres de um determinado espaço geográfico (e hoje também virtual) e de um período histórico. São estes os orizontes que nós iremos desvencilhar neste blog!

Sejam bem vindos!

Um comentário:

  1. Educação e Comunicação estão de tal forma imbricadas, que uma depende e/ou complementa a outra, no sentido de formar cidadãos. Foi o que eu entendi colega?

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