Como organizar possibilidades de aprendizagem na escola, de forma que os educandos sejam protagonistas da construção de seus conhecimentos?
Nada melhor que promover espaços para que os educandos não somente escutem mais também falem, expressem-se e estabeleçam relação entre aquilo que sabem com novas informações. Em que espaçosos nossos alunos mais têm manifestado seus sentimentos, idéias e sensações? O Orkut, o MSN, os jogos os sites de busca entre outras possibilidades, há muitos anos vêm fazendo parte do cotidiano de nossas crianças e adolescentes. As novas tecnologias da informação e da comunicação são meios que funcionam como estímulo permanente à criação e a produção de saberes. Por meio delas os educandos em seus lares ou lan houses constroem seus textos e promovem diálogos com seus pares. Hoje, as novas tecnologias na educação é apenas tornar a escola mais dinâmica e aproximada de seu público. Trabalhar com as novas tecnologias permite e mesmo estimula a troca de saberes. Promove também possibilidades de construção de conhecimentos, quando as informações pesquisadas são ressignificadas pelo sujeito, o que demanda aos docentes a incumbência de mediar e orientar a filtragem e exploração das informações. Devemos assim, superar a compreensão das novas tecnologias como ferramentas. E como assinala Preto (2010) essa tecnologias não devem ser aprisionadas nem pelas grades dos laboratórios e nem nos currículos. Elas devem ser vistas como meios de promoção de diálogos entre saberes, de interdisciplinaridade e de estimulo à pesquisa.
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